FIAT - Stilo Connect (2004)
Vamos a um outro exemplo de propaganda interativa: a campanha do Stilo Connect. Essa campanha criada pela AgênciaClick para a FIAT em 2004 marcou a mídia na Internet brasileira pelo pioneirismo estratégico.
Nesse caso, ao invés de fazer uma integração de mídias entre TV e Internet, o que foi criado pela AgênciaClick foi uma integração entre internet e celular, algo inédito no Brasil. Foi a primeira grande campanha brasileira que uniu internet e celular. Imagine você receber uma ligação em seu celular feita enquanto você navegava em um site!?! Posso dizer pra você que a experiência foi chocante!
A CAMPANHA
Quando a AgênciaClick foi "brifada" pela FIAT, a agência tinha 3 desafios:
- Divulgar o lançamento e os diferenciais do Stilo Connect;
- Aumentar o tráfego no site FIAT;
- Gerar BUZZ (barulho) no mercado.
Para atingir esses objetivos, foi proposto a criação de uma campanha que contava a história de um cara que usava o carro como uma "arma de sedução" com as mulheres. A campanha foi dividida em 3 partes. A primeira parte mostrava a "abordagem". Para essa parte da campanha foram utilizados formatos de mídia on-line de alta tecnologia e de alto impacto (viral, massiva e simultânea). Foi a primeira vez que um anunciante esteve presente simultaneamente nos oito maiores portais do país, atingindo aproximadamente 90% dos internautas brasileiros no período.
As peças priorizadas foram formatos que usavam vídeo. Alguns exemplos das peças da campanha:
- Superbanner com vídeo
- Interstitial
- Interstitial Duplo
- Fullbanner com "interação especial" (não vou revelar o segredo!)
- Outlimit
Depois de ver as peças, o internauta era direcionado para o hotsite que continuava contando a história. Era enquanto você navegava no hotsite que seu celular tocava. O que você ouvia no seu celular era a continuação da experiência que acontecia naquele exato momento no browser. Uma experiência inacreditável.
Após a interação e conhecer o carro, o site pedia seu e-mail para te mandar a última parte do filme. Detalhe: o filme tinha dois finais, um para homens e outro para mulheres (em breve, também colocarei os dois filmes aqui).
RESULTADOS DA CAMPANHA
- 66% de aumento na média de visitas no site da FIAT por dia;
- Mais de 700 mil visitas no Hotsite em 20 dias;
- Em pesquisas realizadas pelo Yahoo! sobre o impacto da campanha, 74% responderam que a campanha interferiu de modo positivo na opinião sobre o produto.
O que foi muito legal foi ver o que surgiu de forma espontânea na mídia:
“Fiat faz Stilo Connect surfar na web”
Meio e Mensagem - 16/08/2004
“...(Fiat) inaugura um novo formato de campanha para web no Brasil”
Gazeta Mercantil – 13/08/2004
“Serviços já conhecidos da internet, como o e-mail, ganham a força das imagens em movimento”
Correio Braziliense – 15/09/2004
Essa campanha mostra que a imersão do cliente em um ambiente que privilegia a experiência traz resultados. A campanha FIAT Stilo Connect não só integrou duas mídias que por si só já são interativas, como criou uma sinergia entre elas que fez com que o conceito de propaganda interativa fosse realmente ao extremo.
1 Comentários:
Bem Rapha, quanto ao Stilo connect, só tenho a dizer que é um ótimo exemplo de experiência memorável inteligente. Infelizmente só o texto não ajuda a visualizar 1/3 da "experiencia" que foi essa campanha.
Quem experimentou não esquece, quem não conhece a campanha está perdendo.
abs
Daniel Pedrosa
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