Monstro da Anuidade x Ronaldinho Gaúcho (2006)
Tempestividade. Taí uma outra característica da propaganda interativa. Talvez mais do meio interativo do que propriamente da "propaganda", mas o fato é que estar ligado ao que acontece no meio internet pode ser muito eficiente e oportuno para se criar uma ação verdadeiramente interativa.
Desde o início desse ano, um assunto roda a internet: "você viu a última propaganda do Ronaldinho Gaúcho?". No tal vídeo Ronaldinho aparece chutando uma bola inacreditáveis 5 vezes na trave de um gol vazio. Esse vídeo é a última propaganda da Nike para a nova chuteira da marca.
Realmente fantástico.
Mas e a tal "propaganda interativa"?? Cadê?? Agora é que começa a ficar interessante... Alguns dias depois, mais exatamente no dia 18 de janeiro, o site Brainstorm #9 publica uma nota bem singela, muito simples, com o título "Ronaldinho Secret Unveil" e, com ela, um vídeo:
Estava lançado um vírus muito poderoso e que está se espalhando rapidamente pela web.
Permita-me alguns comentários...
No meu último post, escrevi justamente sobre humor e viralidade, como essa combinação pode ser positivamente explosiva. No mesmo post coloquei um trecho de uma entrevista do Benjamin Palmer do Barbarian Group que falou uma das coisas mais brilhantes que eu já ouvi (na verdade, li) sobre ação viral de alguém que trabalha com propaganda interativa: "Eles acham geralmente que viral é um tipo de atalho". Pois bem, esse vídeo do Mostro da Anuidade da CAIXA é um exemplo do verdadeiro vírus. Não apenas pelo humor, mas também pela sua tempestividade.
Talvez se esse vídeo fosse publicado daqui a algumas semanas, ele não seria tão interessante...
Talvez se nele viesse estampado a logo do cliente ou do produto, ele não seria tão verdadeiro...
Talvez se ele fosse meticulosamente produzido, ele não seria tão autêntico...
Talvez se ele tivesse sido divulgado oficialmente, ele não circularia tão rápido...
Posso levantar muitas qualidades desse trabalho, mas a tempestividade aqui fez a diferença. Essa característica que só a internet possui, fez toda a diferença. Guardem esse case: ele é brilhante. É mais um da série "Eu gostaria de ter feito".
Depois que vi esse vídeo, fui atrás de saber a origem... pois bem: Fischer América, criado por Pedro Guerra, Kleyton Mourão, Gustavo Diehl e Ricardo Passos. Em 2005 a Fischer criou o personagem Monstro da Anuidade para divulgar o benefício de dois anos sem anuidade dos cartões CAIXA.
A campanha deu tão certo que o personagem ganhou as ruas e a simpatia das pessoas. Quer uma prova? Veja as comunidades sobre o Monstro no Orkut. O personagem é muito legal, mas o melhor mesmo é ver ele começando a ganhar vida por meio da Internet. Não tenho dúvidas que ele ganhará cada vez mais espaço na web. É aqui que ele começa a ganhar terreno, a entrar na vida dos consumidores e, como as comunidades do Orkut mostram, ocupar um espaço na mídia gerada pelos próprios consumidores (CGM). Isso pra mim é o caminho inevitável e ainda inexplorado da integração das mídias. Por quê não criar situações e deixar os próprios consumidores divulgarem o Monstro e, conseqüentemente, a CAIXA e seus cartões? Sem estímulo, os consumidores já estão fazendo isso! Qual deveria ser o papel das agências nesse cenário? Ainda não sei, mas acredito que muita coisa vai mudar já já, mas até lá "indique a um amigo"... ... Dias depois de publicar esse post, tive o prazer de receber um e-mail do Carlos Latuff, ilustrador do Rio de Janeiro, no qual vinha uma ilustração de um fax que ele enviou à Caixa Econômica Federal e à agência Fischer América para que a "querida criatura felpuda" possa viajar a Alemanha para curtir a Copa do Mundo. Maravilhoso, não?!?
2 Comentários:
O legal também é o "timing" da ação, pois justamente agora eles estão fazendo uma campanha "não deixe o Monstro da anuidade tomar seu lugar na Alemanha".
Ou seja, lançaram algo ligado ao futebol justamente na época de uma campanha com prêmio sobre a copa.
Aí vc vendo a propaganda "oficial" na TV fala com um amigo: "Já viu o vídeo dele mostrando como o Ronaldinho teria feito aquela propaganda irada?" O papo desenrola e o objetivo foi atingido.
Excelente o video do monstrinho, dei boas risadas por aqui =D.
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