1/30/2006

"O futuro é um trafego em dois sentidos"

Novamente aqui vai um outro artigo assinado por Carl Rohde, professor de Comunicação Social e Sociologia da Universidade de Utrecht (Holanda), que eu gostaria de compartilhar com você: "O FUTURO É UM TRÁFEGO EM DOIS SENTIDOS Há alguns anos a Sony alterou o tagline de seus aparelhos eletrônicos para consumidores, de 'Only Sony' para 'Go Create'. Eles estavam certos. De todas as Cool Hunts que realizamos na Europa, no Brasil e ao redor do mundo, os nossos cool hunters, jovens caçadores de tendências entre 17 e 30ª anos, deixaram claro que querem fazer as coisas do seu próprio jeito. Querem deixar sua marca no mundo e, em especial, no seu próprio mundo. Esse desejo, em si, não é exatamente novo – Já encontrou alguma vez uma geração que quisesse o contrário? No entanto, o que é razoavelmente novo é o fato de esse desejo estar se expandindo e se intensificando. Esse desejo fez surgir um caleidoscópio de novas tecnologias virtuais. Dê uma olhada nos weblogs que fervorosamente povoam todo o universo na internet de texto. São pessoas que querem tornar conhecidas suas existências e que convidam outras pessoas a interagir com elas. O fato de muitos weblogs serem banais e terrivelmente entediantes não é problema – também há vários interessantes e, com o tempo, a seleção acaba acontecendo. O que vem ao caso é o fato de tantas pessoas sentirem necessidade permanente de colar, sem restrições, quem elas são e o fazem, e, principalmente, de querer compartilhar toda essa informação. Podemos chamar isso de uma explosão da democracia virtual, possibilitada por um meio novo e estimulante. Dê uma olhada nos sites www.flickr.com ou www.vimeo.com, nos quais são feitos uploads de fotos e vídeos de forma maciça e que depois são extensivamente redistribuídos e comentados. Há dez anos, quando começou a revolução da internet, muitas pessoas se perguntavam com qual conteúdo esse universo virtual poderia ser preenchido. Por isso, na época, a fusão entre AOL e Time Warner foi comentada. O novo veiculo (AOL) associou-se à fábrica Time Warner. Em retrospectiva, o resultado foi decepcionante. Deixaram de considerar a imensa necessidade das pessoas de fazer seu próprio conteúdo e colocá-lo na internet para preencherem eles mesmos o novo universo virtual, de acordo com as suas próprias idéias e material. Isto é, as pessoas querem acima de tudo fazer as coisas do seu jeito, deixar seu próprio rastro virtual e ver os comentários que suscitam. Por trás disso há um movimento essencial: a autogestão, em vez de serem dirigidos por uma central. As imagens dos atestados a bomba no metrô de Londres, por exemplo, não chegaram a nós primeiro pela televisão dirigida a partir de uma central, mas através de imagens de vídeos amadores, registradas em celulares e imediatamente colocadas na rede. São indicações de que os tempos não são favoráveis para os tradicionais meios de comunicação comerciais, visto que eles têm uma gerencia fortemente centralizada enquanto a tendência á a auto-gestão. Isso faz com que a adaptação inteligente a esse movimento seja a única opção saudável. Prahalad chama a isso de passagem de 'company think' para 'consumer think', no seu ótimo livro sobre o assunto, Future of Competition. As marcas comerciais fariam bem (e nem há outra saída) em se adaptar á nova tendência do Go Create, da auto-gestão – e, dentro disso, ao que chamamos de 'user-generated content'. O Kentucky Fried Chicken (KFC) está convidando todo mundo que acha que pode se destacar em alguma coisa e aparecer no seu website, A Philips convida designer profissionais e amadores para darem uma forma ou um contexto original á sua mais nova cafeteira (européia). O iPod tem um espaço alegre no seu site, Me and my Ipod, onde todo mundo pode colocar uma foto sua com iPod, em um lugar especial no mundo, do Pólo Norte á Torre Eiffel. Bang e Olufsen fazem o mesmo com fotos de como você integrou o aparelho B&O na sua decoração. O futuro é um tráfego me dois sentidos. O futuro é co-criação. O futuro é fazer do seu jeito e deixar a sua marca com as novas possibilidades virtuais."

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