3/20/2006

PARAMOUNT, The Confessions of Nacho Libre (2006)

A Apple conseguiu, com uma estratégia brilhante de integração software-hardware, criar dois padrões na indústria do entretenimento digital: iPod e iTunes. Já que sobre o iPod nada mais precisa ser dito, gostaria de falar de uma ação recente criada para o filme Nacho Libre da Paramount Pictures que envolve a loja virtual da Apple. Os podcasts surgiram como uma forma de expressão pessoal, evoluídos dos blogs e fotologs, baseados na tecnologia RSS e logo acharam seu lugar na web. Desde de que o iTunes incorporou o gerenciamento de podcasts, milhares de opções de conteúdo em áudio ficaram automaticamente disponíveis para milhões de internautas. O sucesso foi tanto que na esteira do sucesso dos podcasts vieram os videocasts e, mais recentemente, photocasts. A distribuição de conteúdo que acontece via internet - independente do que carrega, seja foto, vídeo ou áudio, e de que nome tenha - sofreu uma grande mudança quando passou a ter o usuário no seu comando. Cada computador conectado à web é uma emissora de informação, e cada iPod, celular ou desktop também conectado à ela também se torna um equipamento expositor de mídia. Não demorou para agências e anunciantes entenderem que um software pode ter tanta ou mais audiência do que um site (o MSN Messenger está aí para comprovar). Muitas marcas passaram a utilizar esse novo formato para distribuir suas campanhas: BMW, Nike, Virgin, Adidas e outras oferecem podcasts e videocasts, e estes podem ser acompanhados pelo iTunes. Contudo, a maioria dessas ações utilizam o iTunes apenas como uma plataforma para distribuição de conteúdo. É muito pouco para um ambiente virtual que acabou de vender 1 bilhão de músicas e que pode facilmente ser incorporado ao processo criativo, gerando ações mais relevantes e realmente inovadoras do ponto de vista da interatividade. Demorou, mas acabou de acontecer. Para divulgar seu novo filme Nacho Libre, a Paramount Pictures deu os primeiros passos de uma empresa nessa nova direção: criou uma ação exclusiva via iTunes mostrando os bastidores do filme. Em 20 episódios que estão sendo distribuídos durante 10 semanas desde o dia 15 de março, "Jack Black's Nacho Libre Confessional" é uma ação simples mas genial: uma câmera de vídeo na mão do Jack Black durante as filmagens e ele montou um diário do backstage. Toda divulgação começou com a distribuição aleatória de algumas imagens de cenas do filme, que acabaram virando uma grande ação viral. Só após essa confusão a Paramount lançou o trailer do filme... .. e depois em um teaser ela apresentava a sua estratégia interativa. Como o filme será lançado apenas dia 2 de junho, essa é uma forma de manter o interesse do espectador até lá. Se eu posso acompanhar um blog, um podcast, qualquer coisa de pessoas que eu nunca vi na vida, por que não acompanhar um videocast de um ator famoso, que certamente será engraçado? Contudo, o que mais merece atenção aqui não é o conteúdo, mas a integração entre filme e ação promocional interativa: tudo foi pensado ANTES do início das filmagens. Quantas vezes vemos isso acontecer? Quantas vezes vemos a interatividade ser um produto e não apenas um instrumento de comunicação? Se você tem o iTunes instalado na sua máquina, não deixe de clicar aqui. Divirta-se.

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