3/30/2006

Rocket Boom, Firefox e IE: os usuários fazendo a web

Se tem uma coisa mudando no mundo da comunicação hoje, essa coisa é o papel do consumidor: hoje ele pode participar da propaganda, ser um agente produtor e não apenas consumidor da mensagem de uma marca. Acredito MUITO no poder da mídia gerada por ele, pois considero que cada pessoa possui sua audiência própria, e é capaz de influenciar as pessoas ao seu redor, assim como um grande veículo, devido principalmente a um detalhe chamado confiança. Tendo dito isso - em um surto de inspiração meia-boca, hehehehe - gostaria de exemplificar esse pensamento. Não sei se você conhece o Rocket Boom, um vlog apresentado por uma tal de Amanda Congdon que diariamente traz algumas amenidades para divertir nossas vidas atribuladas. Muito interessante, mais pelo formato do que pelo conteúdo. Há alguns meses esse vlog virou uma febre na internet, principalmente nos Estados Unidos. Mas vamos ao que interessa... no dia 2 de dezembro de 2005 a matéria principal do Rocket Boom foi uma entrevista nas ruas de NY onde a Amanda fazia uma pergunta simples: que browser você usa? Manipulado ao não (eu acredito que não) o resultado foi o seguinte: das 33 pessoas mostradas no vídeo, 26 usam o Firefox. Minha pergunta pra você: já ouviu falar em alguma propaganda do Firefox? Qual o motivo desse browser ser um sucesso crescente entre os internautas? Minha opinião: CGM, mídia gerada pelos próprios consumidores, marketing viral, boca-a-boca, o que você quiser chamar. Não tem outra explicação. Isso é tão forte que a Microsoft, uma das empresas mais ricas do planeta e que leva uma vantagem enorme pq seu produto já vem instalado em todo computador com Windows, não consegue reverter esse quadro. É uma grande vitória o que o Firefox está conseguindo. Mas a vida do marketing boca-a-boca na internet não é tão fácil quanto parece. Eu acredito - e tenho lido alguns autores que afirmam o mesmo - que em nada adianta uma baita ação viral se o produto não for MUITO bom. Ninguém espalha uma mensagem que não seja extraordinária por algum motivo. E no vídeo do Rocket Boom podemos ver isso. Quando os usuários do Firefox eram perguntados porque usavam o browser, todos eles elogiavam características como segurança, velocidade, os tabs, enfim, muitas características que provavelmente foram as mesmas que foram espalhadas para seus amigos. Quando os usuários do IE eram perguntados porque não usavam também o Firefox, as respostas eram "não conheço", "nunca ouvi falar", etc... No fim das contas, para o Firefox crescer em uso basta ser divulgado. Para o IE se manter como o browser mais usado, o produto terá que melhorar muito. Enquanto isso, a mensagem vai continuar sendo espalhada...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home