4/17/2006

BURGER KING, X-Box (2006)

Os games são o futuro do entretenimento. Isso é o que ouvimos por aí, inclusive já sendo uma indústria tão ou mais poderosa - segundo alguns analistas - do que Hollywood. Com os consoles crescendo em qualidade gráfica e chegando muito próximo à realidade virtual, parece que eles também serão o futuro da propaganda interativa (algo tão novo já tem um futuro... hehehe). Isso é natural já que vivemos no mundo da mídia fragmentada. O tempo que um jovem está na frente do jogo é o mesmo tempo que ele deixa de estar assistindo um programa da MTV ou falando no MSN. Por isso o interesse gigantesco nos games que, na minha opinião, são a próxima onda da comunicação interativa, ainda mais com jogadores se conectando com seus pares mundo à fora pela internet. Em um primeiro impulso nesse sentido, os games viraram formato publicitário. São incontáveis os brandgames, distribuídos em sites e abas do MSN, inclusive figurando como uma categoria específica nos grandes festivais de propaganda interativa. A grande fronteira, entretanto, são os consoles. Muitos exemplos de marcas podem ser vistas em jogos como Need For Speed, Fifa Soccer, e outros, sempre de forma contextual. No caso dos games de corrida, marcas aparecem em outdoors, placas, adesivando carros e em diversas outras formas. Faltava alguma marca dar um próximo passo, participando do enredo do jogo. Faltava. No jogo Fight Night Round 3, existe um lutador que é patrocinado pelo Burger King e o próprio rei entra no ringue para apresentar seu lutador. Essa ação é na verdade o início de algo maior... Como antecipou o site Kotaku na semana passada, até o fim do ano sai um game exclusivo do Burger King para o X-Box 360 da Microsoft. Isso mesmo; game do personagem do Burger King. A princípio serão três títulos vendidos a módicos US$ 4 na compra de qualquer refeição na lanchonete. Esse caminho está apenas começando...

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