4/17/2006

Google Earth e a propaganda interativa

De todos os serviços e maluquices que o Google coloca no ar a cada semana, o Google Earth é, na minha opinião, o mais revolucionário deles. Do conceito à execução, o Google Earth é profissional. Como tudo que gera uma audiência considerável, o Google Earth já despertou a atenção como veículo de mídia, e muitas empresas estão inventando - inclusive junto com o Google - formas de incorporar mensagens publicitárias na ferramenta. Esse movimento ainda é muito recente - já que a ferramenta também é - mas diversas iniciativas já podem ser contabilizadas. Algumas dessas ações podem ser conhecidas a cada semana em um blog que registra algumas novidades. Resolvi trazer pra você 4 casos interessantes. --------------------------------------------------------------------------------------------------- Adidas, 2005 Não sei se foi a primeira ação, mas com certeza uma das pioneiras. Para a campanha Matchball, a Adidas criou um game que fazia interagir um hotsite com o Google Earth, em um jogo de perguntas sobre os jogadores patrocinados pela empresa. A cada pergunta mostrada no hotsite, um local era mostrado no mapa do programa, ajudando a complementar a pergunta. Por exemplo, uma das perguntas se referia ao início da carreira do Kaká, e como o jogador não era revelado, a localização da cidade no mapa ajudava a encontrar a resposta certa. No caso do Kaká, o Google Earth posiciona a tela bem em cima da cidade de São Paulo. Mais informações sobre essa ação? - Página da campanha Matchball - Link para arquivo Google Earth --------------------------------------------------------------------------------------------------- FIAT Sedici, 2006 A montadora italiana, com ajuda da agência TestawebEdv, também criou um game para seu patrocínio das Olimpíadas de Inverno de 2006 em Turin. A idéia era simples: o internauta deveria achar 1 dos 4 carros escondidos em algumas das cidades aonde estavam acontecendo os jogos olímpicos. Para isso, cada internauta escolhia um dos quadrantes que eram mostrados no Google Earth. Se o quadrante fosse o escolhido, levava o carro. Além do incentivo do carro, a paisagem era um atrativo à parte. Junto com a foto das cidades, informações sobre as modalidades que cada cidade "hospedava" completavam a ação, que misturou promoção e institucional em uma única iniciativa. Mais informações sobre essa ação? - Página da campanha --------------------------------------------------------------------------------------------------- Target, 2006 Não só de ações oficiais vive o Google Earth. Já são famosas mundo à fora diversas iniciativas - no mínimo curiosas - que tentam tirar proveito das fotos de satélites geradas pelo Google, como um iPod gigante, desenho de Oprah Winfrey e até propostas de casamento. Uma dessas ações voltadas à comunicação de uma grande marca foi feita pela Target, popular loja americana que resolveu pintar o símbolo da sua conhecida logomarca nos telhados das suas lojas. Não sei se apostando na eficácia - que eu duvido - dessas ações, já existem empresas que vendem esse serviço especializado, de pintar/fazer/construir anúncios em grandes formatos, da Alemanha aos Estados Unidos, e pelo visto algumas empresas andam acreditando nesse formato que é, no mínimo, curioso. Mais informações sobre essa ação? - Link para loja Target no Google Earth - Link para iPod no Google Earth --------------------------------------------------------------------------------------------------- Revista MAXIM, 2006 Para comemorar sua centésima edição, a revista masculina MAXIM achou que podia aparecer no Google Earth de um jeito diferente. Para isso, imprimiu um anúncio gigantesco e colocou no meio do deserto, na cidade de Las Vegas. Quem vai ver um anúncio no deserto? Se depender do Google Earth, todo mundo. Pelo seu tamanho, o anúncio foi fotografado pelos satélites que tiram as fotos que são usadas no programa do Google. Para aparecer na foto via satélite, o pessoal da revista teve que imprimir um anúncio um pouco acima do normal. - Tamanho: 23 x 33 metros - Horas de impressão: 25 - Tamanho do cabo para colocar no lugar: 730 metros - Número de estacas usadas para segurar a impressão: 125 - Equipe de instalação: 9 - Horas para instalar: 15 Mais informações sobre essa ação? - Página no site Maxim - Link para arquivo Google Earth --------------------------------------------------------------------------------------------------- Na busca pelo formato ideal de integração entre publicidade e serviço de localização geográfica, vale lembrar que há poucos dias o Google incorporou anúncios no formato AdSense ao Google Maps. Para chegar ao Google Earth é um pulo, mas quando chegar aos dispositivos móveis e integrar com VoIP, vai ser ainda mais forte, conforme lembrado por Paul Beelen no seu blog. Conhece alguma outra ação no Google Earth? Manda pra cá.

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