Google Earth e a propaganda interativa
De todos os serviços e maluquices que o Google coloca no ar a cada semana, o Google Earth é, na minha opinião, o mais revolucionário deles. Do conceito à execução, o Google Earth é profissional. Como tudo que gera uma audiência considerável, o Google Earth já despertou a atenção como veículo de mídia, e muitas empresas estão inventando - inclusive junto com o Google - formas de incorporar mensagens publicitárias na ferramenta.
Esse movimento ainda é muito recente - já que a ferramenta também é - mas diversas iniciativas já podem ser contabilizadas. Algumas dessas ações podem ser conhecidas a cada semana em um blog que registra algumas novidades. Resolvi trazer pra você 4 casos interessantes.
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Adidas, 2005
Não sei se foi a primeira ação, mas com certeza uma das pioneiras. Para a campanha Matchball, a Adidas criou um game que fazia interagir um hotsite com o Google Earth, em um jogo de perguntas sobre os jogadores patrocinados pela empresa. A cada pergunta mostrada no hotsite, um local era mostrado no mapa do programa, ajudando a complementar a pergunta.
Por exemplo, uma das perguntas se referia ao início da carreira do Kaká, e como o jogador não era revelado, a localização da cidade no mapa ajudava a encontrar a resposta certa. No caso do Kaká, o Google Earth posiciona a tela bem em cima da cidade de São Paulo.
Mais informações sobre essa ação?
- Página da campanha Matchball
- Link para arquivo Google Earth
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FIAT Sedici, 2006
A montadora italiana, com ajuda da agência TestawebEdv, também criou um game para seu patrocínio das Olimpíadas de Inverno de 2006 em Turin. A idéia era simples: o internauta deveria achar 1 dos 4 carros escondidos em algumas das cidades aonde estavam acontecendo os jogos olímpicos. Para isso, cada internauta escolhia um dos quadrantes que eram mostrados no Google Earth. Se o quadrante fosse o escolhido, levava o carro.
Além do incentivo do carro, a paisagem era um atrativo à parte. Junto com a foto das cidades, informações sobre as modalidades que cada cidade "hospedava" completavam a ação, que misturou promoção e institucional em uma única iniciativa.
Mais informações sobre essa ação?
- Página da campanha
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Target, 2006
Não só de ações oficiais vive o Google Earth. Já são famosas mundo à fora diversas iniciativas - no mínimo curiosas - que tentam tirar proveito das fotos de satélites geradas pelo Google, como um iPod gigante, desenho de Oprah Winfrey e até propostas de casamento.
Uma dessas ações voltadas à comunicação de uma grande marca foi feita pela Target, popular loja americana que resolveu pintar o símbolo da sua conhecida logomarca nos telhados das suas lojas.
Não sei se apostando na eficácia - que eu duvido - dessas ações, já existem empresas que vendem esse serviço especializado, de pintar/fazer/construir anúncios em grandes formatos, da Alemanha aos Estados Unidos, e pelo visto algumas empresas andam acreditando nesse formato que é, no mínimo, curioso.
Mais informações sobre essa ação?
- Link para loja Target no Google Earth
- Link para iPod no Google Earth
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Revista MAXIM, 2006
Para comemorar sua centésima edição, a revista masculina MAXIM achou que podia aparecer no Google Earth de um jeito diferente. Para isso, imprimiu um anúncio gigantesco e colocou no meio do deserto, na cidade de Las Vegas. Quem vai ver um anúncio no deserto? Se depender do Google Earth, todo mundo. Pelo seu tamanho, o anúncio foi fotografado pelos satélites que tiram as fotos que são usadas no programa do Google. Para aparecer na foto via satélite, o pessoal da revista teve que imprimir um anúncio um pouco acima do normal.
- Tamanho: 23 x 33 metros
- Horas de impressão: 25
- Tamanho do cabo para colocar no lugar: 730 metros
- Número de estacas usadas para segurar a impressão: 125
- Equipe de instalação: 9
- Horas para instalar: 15
Mais informações sobre essa ação?
- Página no site Maxim
- Link para arquivo Google Earth
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Na busca pelo formato ideal de integração entre publicidade e serviço de localização geográfica, vale lembrar que há poucos dias o Google incorporou anúncios no formato AdSense ao Google Maps.
Para chegar ao Google Earth é um pulo, mas quando chegar aos dispositivos móveis e integrar com VoIP, vai ser ainda mais forte, conforme lembrado por Paul Beelen no seu blog.
Conhece alguma outra ação no Google Earth? Manda pra cá.
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