4/17/2006

MICROSOFT, One Note (2005) + LENOVO, LeNovo Tapes (2006)

Graças à adoção maciça da banda larga o vídeo tomou conta da web. Sucessos de audiência, sites como o YouTube, já conseguem altualmente exibir diariamente milhares de vídeos e, com recursos de hospedagem e disponibilização de vídeos para sites (atualmente eu uso bastante aqui no blog), essa presença se torna cada vez mais forte. Uma recente pesquisa da Online Publishers Association divulgou que 24% dos internautas recebem pelo menos um vídeo por semana e 46% vê ao menos um video por mês. É uma mudança de hábito muito grande: a web já não é mais aquela coisa estática, sem graça e linear. Regina Augusto, editora do jornal Meio & Mensagem, comentou em seu artigo do dia 03 de abril que "a convergência das indústrias do entretenimento e da propaganda e a tendência de as marcas serem parte desse entretenimento - ou até mesmo as autoras dele -, e não dos espaços comerciais, não deixam dúvida de que o mercado publicitário mundial está diante de uma nova fronteira." Entretenimento via internet. Temos que prestar atenção a isso. Para ilustrar, gostaria de comentar sobre dois casos, duas campanhas de grandes empresas mundiais, que mostram que esse entretenimento proporcionado por grandes marcas já é real, seja com vídeos na TV que direcionam para a internet, seja com iniciativas aparentemente amadoras. Nos dois casos, o que vale mesmo é dar boas risadas com esses vídeos e espalhar a mensagem - e a marca - dos anunciantes (será que não deveríamos cunhar outra expressão?!?!?). O primeiro caso é da onipresente Microsoft. Para o lançamento do software para escritório One Note, a agência MRM Partners em parceria com a The Viral Factory, criou a campanha "Stationary is bad": uma série de filmes para a TV com situações super engraçadas que aconteciam em um escritório e que assinavam apenas com uma URL: www.stationaryisbad.com Os outros filmes "Rubber band" e "Bad pen" também são muito engraçados, e podem ser vistos no site da campanha. Resultado da ação: 1.5 milhões de visitas nas primeiras semanas do site. Outra campanha que também usa o entretenimento como forma de associar uma atitude positiva à marca é a recente ação da Lenovo, a empresa asiática que comprou a marca IBM para computadores pessoais. Na campanha "Lenovo tapes", um cidadão fictício postou 3 vídeos fictícios de experiências fictícias da empresa. Mesmo nunca colando, a história pelo menos rendeu vídeos interessantes. De acordo com o site, novos vídeos serão postados em breve.

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