SBT, Ídolos (2006)
Como mostrou um recente artigo do USA Today, os anunciantes já estão de olho no YouTube. O site já é uma das iniciativas que mais cresce em audiência na internet e o potencial do veículo como mídia é inquestionável. Para sua matéria, o USAToday falou com uma série de agência que mostraram-se impressionadas com a natureza viral do YouTube.
Chad Hurley e Steven Chen, fundadores do YouTube
Não é pra menos, já que a banda larga - adotada em grande escla em todo mundo - mudou os hábitos de navegação de internautas em todo o planeta: o vídeo na web já uma realidade acessível. No Brasil, mais da metade dos usuários já acessam a web de suas casas a partir de conexões de alta velocidade, segundo o IBOPE.
Além dessse fator, fazer propaganda no YouTube é totalmente gratuito: coloque seu vídeo lá e, se o conteúdo for interessante, ele irá rodar o mundo. Foi o que aconteceu com a Nike. Desde que entrou no YouTube, o vídeo do Ronaldinho para a campanha Joga Bonito já foi visto mais de 3 milhões de vezes!
Agora o YouTube colocou no ar uma novidade: anúncios.
Como usuários, temos que agradecer ao site, já que esses anúncios não são (ainda) GIFs animados e nem pop-ups, mas sim marcas que aparentemente entraram no clima do site e começaram a fazer upload de seus vídeos lá. Isso é um ponto positivo. Mas minha pergunta é a seguinte: será que precisa?
Do ponto de vista financeiro, precisa. Esse era o modelo de negócio que faltava aparecer. Outro dia um amigo aqui na agência me perguntava como o YouTube ganhava dinheiro. Aí está. Começou a ganhar agora.
Do ponto de vista da propaganda interativa, não precisa. Foi a partir do seu potencial viral que o site pôde inaugurar sua nova fase como veículo de mídia. Eu ainda prefiro olhar para o poder que o YouTube tem de se propagar entre as pessoas e ver como marcas podem pegar carona nessa onda. Quer um exemplo?
Essa semana eu tive que ligar minha TV no SBT. Tenho que confessar: a internet me fez chegar em casa e ligar a TV às 9 horas da noite para assistir ao programa Ídolos. Não teve jeito: fui bombardeado a semana inteiro com links para vídeos no YouTube dos candidatos hilários que passaram por lá. Vídeos como esse:
Dá vontade de assistir mais.
Veja a quantidade de vídeos que já estão no YouTube e que, com alguns dias/horas de publicação, já possuem centenas de visualizações. Tenho certeza que isso não é obra do SBT, e talvez a emissora não saiba que seu programa está tendo uma repercussão muito grande na web, mas esse é o poder do conteúdo inédito associado à capacidade de deflagração viral que a internet pode proporcionar.
Fico imaginando como a Globo podia ter se beneficiado da mesma forma se ela tivesse liberado os vídeos ridículos que ela também recebeu para as inscrições do BBB, mas a gente só os via - de vez em quando - no Fantástico ou no VídeoShow.
Nesses tempos de web viral, não dá pra ter a cabeça na era passada e imaginar que propaganda se faz apenas com filmes de 30 segundos e com centralização de conteúdo. Já está claro: o poder está nas mãos das pessoas, e temos que aprender a convider com isso. Temos que colocar pessoas no meio do processo da comunicação.
Até lá, aproveite SBT...
9 Comentários:
vanessa voce arrebentou confie e tenha fé e continue com o visual da avril queremos um idolo como voce.....
vanessa voce ja conquistou o publico com seu visual rebelde continue assim avril cover.....
Angel é isso aí eu ñ vou parar de te olhar da sua fã eterna Adriana.
angel voce é demais voce já ganhou...os coracões brasileiros!
angel estamos torcendo por vc seus filhos são lindos sua fã...idolos como vc tem que iluminar nosso dia,torcemos por vc!
leandro vc tem que ficar e ganhr pois sou sua fã!!!!
te adoro.. bjokinhas
estou inconformada com os resultado , estão tirando os melhores cantores.........eu era fã desse programa , agora estou decepcionada ,principalmente com a saida do Angel.......
eu não consigo intender porque vanessa ainda continua ainda no programa, ela não canta! só sabe grita//
eliana e marcus disseram...
quem realmente sabe cantar neste programa é leandro e osnir // estamos torcendo pra um dos dois!!!
Postar um comentário
<< Home