5/05/2006

ABC, Lost Experience (2006)

Lost é indiscutivelmente um sucesso mundial. Mesmo passando nos EUA, Reino Unido, Austrália e em algumas redes de TV a cabo em outros países como Brasil, o seriado é acompanhado mesmo via internet. No melhor exemplo web 2.0, cada novo episódio é compartilhado via Bittorrent mundo à fora, e é possível assistir o mais recente episódio da história aqui no Brasil - e com legendas em português - 24 horas após sua veiculação nos EUA. Mas a relação entre Lost e a web é bem maior do que essa. Na semana passada foi anunciado o "Lost Experience", o maior jogo online já realizado, segundo a ABC. Mas o que foi anunciado como um jogo online e interativo baseado na série é muito mais que isso: é uma forma de extender a experiência do seriado para o público espectador (que não pode mais ser chamado assim). A idéia gira em torno de uma história paralela e, muito do que é visto nos episódios, pode ser vivenciado on-line. Ao invés de apenas falar da série, Lost utiliza a web para colocar o espectador no meio da trama, trazendo a ficção para o mundo real. Esse modelo de presença on-line já possui um nome próprio: ARG (Alternate Reality Gaming). Alguns dizem que esse suposto "jogo" começaria apenas na terceira temporada e as pistas seriam diferentes de um continente para outro. Para que isso acontecesse, as pistas poderiam estar nos episódios ou até mesmo durante intervalos comerciais. Especula-se que nesse jogo existiriam locais reais que deveriam ser visitados para que fosse encontrado alguma coisa. Se esse lugar fosse muito longe pra você visitar, então alguém que more mais perto de lá deveria fazer a tarefa e compartilhar com outras pessoas on-line. Seja qual for o formato da ação, seu objetivo, segundo a ABC, é fazer com que os fãs troquem informações para decifrar os enigmas da ilha. De acordo com executivos da rede, não há prêmios para quem desvendar o mistério do jogo e a intenção é "quebrar as mesmas regras no marketing que nós conseguimos com o programa, de forma orgânica", segundo Mike Benson, vice-presidente de marketing da ABC. Mas já nessa semana, no episódio 20 da segunda temporada, uma pista foi deixada em algum lugar da história. Se ela faz parte do suposto jogo ou não, eu não sei, mas essa pista já faz a integração TV-web de forma a complementar a trama. Antes de falar da pista, vale registrar que esse tipo de abordagem com a web já começou no início da série, com o site da companhia aérea Oceanic Airlines, que até hoje faz referência a uma empresa que não opera mais pois seu vôo 815 caiu no meio do Pacífico. A(s) PISTA(s) Vamos falar da pista deixada. Não quero ser estraga-prazeres, mas se você não quiser saber dela agora e quiser descobrir sozinho, pare de ler aqui. Caso contrário... . . . No realease da ABC, a rede americana falava que era provável que "Lost Experience" incluiria novos personagens. E assim foi feito. Em uma passagem durante o episódio "Two For The Road", o personagem Sawyer lê o roteiro de um livro chamado "Bad Twin". Esse roteiro já havia sido lido por Hurley em um episódio anterior, mas foi no episódio 20 da segunda temporada que ele ganhou mais destaque. Navegando na web, descobrimos que "Bad Twin" é o livro de um tal Gary Troup, que estava naquele vôo (DETALHE: Gary Troup é um anagrama de Purgatory - purgatório -, uma das teorias por trás de Lost é que os "sobreviventes" estão todos no purgatório). Na página de Lost no iTunes, você pode baixar o Audiobook, onde se sabe também que ele namorava uma aeromoça que estava no vôo, chamada Cindy Chandler. Vasculhando a web, encontra-se mais coisas: - Site do autor. - Entrevista do autor. - Site da editora Hyperion que publicou o livro (e pertence à Disney, que é dona da ABC, que produz Lost). - Livro à venda na Amazon. - Troca de e-mail entre o autor e sua editora na Autrália. Se o personagem vai ganhar mais vida na série, não se sabe, mas tudo isso é para fazer a história se tornar ainda mais real. Conteudo, além da pista que envolve o personagem Gary, também apareceu uma pista relativa a Fundação Hanso. Durante os intervalos do episódio nos EUA, Reino Unido e Austrália, passava um comercial da Fundação Hanso. O comercial terminava com números de telefone, e se você ligar para eles, terá mais informações que podem ser usadas para desvendar outros mistérios. Reino Unido: 0800 66 66 40 EUA: 1-877-HANSORG (1-877-426-7674) Austrália: 1800 22 77 17 COMERCIAL+MENSAGENS Explorando o site, você encontrará muitas referências que podem ajudar a explicar a história por trás de Lost, e provavelmente o jogo continua por lá. Uma dica: assine a newsletter do site pois parece que as pistas continuam por ali. Ainda sobre a Fundação Hanso, um vídeo do fundador apareceu no YouTube: Com certeza isso vai longe. Se você assiste Lost e quer acompanhar essa integração, não deixe de visitar o fórum do site 4815162342.com e os sites dedicados à essa gigantesca integração TV e web: veja esse aqui, esse outro, e não deixe de ver o excelenteThe Lost Experience Clues.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

30/6/06 15:52  
Anonymous Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

19/7/06 15:03  
Anonymous Anônimo disse...

Here are some latest links to sites where I found some information: http://neveo.info/585.html or http://indexmachine.info/2892.html

23/7/06 22:43  

Postar um comentário

<< Home