6/08/2006

NIKE, Joga Bonito

Amanhã começa o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. São estimados mais de 28 milhões de telespectadores espalhados pelo mundo e, além da disputa pelo título do mundial, acontecerá também uma disputa entre as maiores marcas do planeta pela atenção desses consumidores. Pensando nisso, faço uma pergunta a você: qual das marcas abaixo está, na sua opinião, mais relacionada à copa? ( ) Puma ( ) Nike ( ) Adidas . . . . . Se você respondeu Puma, você tem razão. Você deve saber que 12 das 32 seleções que vão participar da copa são patrocinadas pela Puma. É a empresa que mais seleções patrocina, dentre elas a Itália. A Nike patrocina 8 e a Adidas 6. Se você respondeu Adidas, você também tem razão, já que a marca é a patrocinadora oficial do evento. Será a única marca esportiva a aparecer nas placas de publicidade dos campos e veicular campanhas na TV. Até a bola oficial do mundial, chamada Teamgeist, é da Adidas. Mas se você respondeu Nike, você também acertou e sugiro você sair um pouco da internet. Afinal, você - como muitos de nós - foi "vítima" de uma bem sucedida campanha on-line que conseguiu associar a marca da empresa ao mundial da Alemanha, mesmo sem comprar nenhuma das grandes cotas oficiais de patrocínio. Desde o início do ano, estamos sendo bombardeados com vídeos do Ronaldinho e outros craques, e espalhamos essa novidade para toda nossa lista de contatos. Com um grupo de ações on-line muito bem planejadas (e executadas melhor ainda), a Nike conseguiu associar sua marca ao mundial priorizando o uso da web como forma de chegar até esse objetivo. O recente episódio das bolhas do Ronaldinho pode desgastar um pouco a imagem da empresa, mas isso é fichinha perto do ativo digital que a empresa conseguiu construir em torno do evento com suas ações interativas. De tudo o que a Nike está fazendo, vale destacar duas. Primeiro sua estratégia para aproveitar o fenômeno das redes sociais: Joga.com. Orkut é um sucesso? Que tal um Orkut apenas sobre futebol? O Joga.com é isso. Em parceria com o Google, a Nike lançou em março essa nova rede social que, como o Orkut em seu início, só podia entrar quem tivesse convite. Durante algumas semanas, era só o que circulava por e-mail por aí. Mais completo do que o Orkut, no Joga.com os membros podem criar seus sites e mandar e-mails, colocar fotos, vídeos e ainda acessar conteúdo dos atletas patrocinados pela marca. Além disso, se você tiver um perfil no Orkut, seus dados são migrados automaticamente para o Joga. Mas hoje a internet - além de rede social - também é entretenimento, e na forma de vídeo. Para abocanhar esse outro pedaço, a Nike lançou em abril a Joga TV. Se ainda não conhece, assine já o videocast. Um filme melhor do que o outro. Um dos destaques dessa ação é um aplicativo desktop onde você pode acompanhar os vídeos, com qualidade de DVD diretamente no seu PC. Pra que essa ação fosse viável, a Maven Networks desenvolveu um tecnologia específica para esse projeto. Dirigidos por Mark Hoffmann, os filmes mostram os bastidores de uma TV que possuem apenas uma mensagem: Joga bonito, em bom português mesmo, pro mundo todo lembrar de onde vem o bom futebol. Recentemente, foi lançada a parte interativa que fecha a campanha: a "CORRENTE". Já ouviu falar??? Essa dá vontade de participar. Com o mote "faça parte do maior vídeo de futebol do mundo", você grava um vídeo que deve respeitar apenas uma regra: a bola entranda pela esquerda e sai pela direta. Já são 140 pessoas de 33 países participando... Se Nike e Copa 2006 tem tudo a ver pra vc, a internet mais uma vez mostra o seu poder.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

A Nike mandou mto bem, mesmo.

O joga.com é um prato cheio pra quem curte futebol... E é mto mais completo que o orkut, com muitas opções.

Tem tudo pra virar mania no Brasil.

16/6/06 10:52  
Blogger Unknown disse...

eu gostaria de partisipa no joga bonito eu tenho 17 ano e seu princa com a bola eu to tentando pega a amizadade com a bola para eu ter a amizadade da bola eu tenho que treina meus pes para que eu fasa um jogo bonito.

8/10/06 16:50  

Postar um comentário

<< Home