6/15/2006

VW, The Gypsy Cab Project

Quem disse que propaganda não pode ser entretenimento? A nova campanha "The Gipsy Cab Project" feita pela agência Crispin Porter para a VW é puro entretenimento on-line. Contratada pela marca alemã para reconquistar o mercado norte-americano, a agência que criou projetos como Subservient Chicken para o Burger King resolveu rejuvenescer a marca VW com ações inovadoras. Seu primeiro job foi relançar o Golf nos EUA e a campanha, criada no fim de 2005, se revelou um sucesso imediato, com aumento nas vendas dos carros VW nos EUA. A ação "The Gipsy Cab Project" é a continuação do trabalho para o mundo on-line. Sem necessariamente adaptar o filme para a web - já que existe um site para fazer isso, a agência mais uma vez resolveu apelar para um conceito forte: descobrir o que é necessário para ser um motorista em uma grande cidade. A proposta é acompanhar on-line um motorista que nunca havia pisado na cidade de Nova Iorque durante 14 dias e ver como ele se vira a bordo do Golf. Tudo está acontecendo agora, começou no dia 10 e vai só até o dia 24. E é isso. Mais uma vez o produto aparece de reboque nessa ação. O mais importante é criar a experiência, destacar o motorista, fazer do motorista o grande personagem divulgador dos valores que a campanha deseja transmitir. É como se a agência dissesse "deixa que a associação entre a mensagem e a marca será feita pelo consumidor". Percebam: eles não querem apenas mostrar o produto, eles querem na verdade é "descobrir e documentar todas as coisas fazem a experiência de dirigir em cidades algo único". Isso é muito forte e ao mesmo tempo muito inovador (além de soar muito interessante). Como faz em todas as campanhas que produz, a agência também inovou tecnologicamente. Nessa campanha a inovação fica por conta da transmissão on-line de dentro do carro, 24 horas por dia, e também na integração perfeita com o Yahoo Maps, onde é possível ver as corridas realizadas a partir de fotos aéreas da cidade. Essa vale a pena acompanhar. Tudo pode acontecer nesses 14 dias... Nota extra: se quiser conhecer os detalhes técnicos do projeto, veja aqui no site da Apple.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home