Podcast Long Tail
Nessa quarta-feira tive a honra de participar de uma conversa via Skype com Carlos Merigo (Brainstorm#9), Cristiano Dias (crisdias.com), Fábio Seixas (versão txt e Camiseteria) e Mauro Amaral (carreirasolo.org) sobre Long Tail, dentro do projeto Braincast do Brainstorm#9.
A conversa passou por muitos assuntos relacionados ao conceito que está fazendo grandes empresas repensarem o papel da internet nas suas estratégias. O conceito é tão abrangente que explica não apenas como a internet deu poder ao conjunto das pequenas audiências, mas também explica, na minha opinião, o poder de influência que a propaganda na internet possui atualmente no mercado de comunicação. Eu comento um pouco mais sobre essa minha idéia no podcast, que você pode ouvir abaixo.
3 Comentários:
Olá!
Este assunto me interessa bastante. Tanto que escrevi sobre isso recentemente no meu blog. Parabéns pelo podcast!
Fala Rapha,
Gostei desse post sobre o long tail e escutei um pouco do podcast.
Agora Rapha, a verdade é que mais uma vez o cara da wired fez o é preciso fazer para criar um buzz. Ele cunhou um nome, um conceito, para o que já está sendo dito há algum tempo, não é verdade?
Ele está certo no que diz, mas sabe o problema de quem lê um livro desse? Achar que isso se aplica a qualquer produto e a qualquer mercado.
Você sabe a frustração que nós passamos várias vezes e, com certeza você ainda continua passando, quando a gente tinha idéias brilhantes e os clientes estavam 20 anos atrás.
A verdade é que, esses conceitos, todos americanos, tem espaço lá porque o mercado lá é algo absurdamente grande, complexo, diversificado, maduro e afluente(rico. Aí, a gente compra o livro, lê ( e você sabe me conhece) e fica tentando aplicar aqui no Brasil. A primeira descoberta é que o mais próximo que temos do mercado americano é São Paulo. Em são paulo, o mais próximo que temos para aplicar tudo isso na Internet é a classe A,A,A, e para falar com essa classe você tem as grandes agências.
Resumo da ópera: O grande desafio é como adaptar conceitos como esse para uma realidade bem menos rica, bem menos tecnológica, etc, do que aquela que o autor tinha na sua frente quando escreveu o livro.
Agora é sua vez de entrar na história!! ;))))
Em tempo: Um cara que falava dessa interação dos consumidores bem antes de ser cunhado conceitos como esse e como web 2.0, etc, é o C.K. Pharalad, no seu livro "o futuro da competição" da Editora Campus. É a visão do estrategista. Ele falava sobre isso em 2004.
No mais, o blog está show! continue!
Vc viu a matéria do Wall Street Journal detonando o Long Tail? Vale a pena ler e também a resposta do Chris em seu blog.
Postei sobre isso no Poucas:
http://poucas-e-boas.blogspot.com/2006/07/long-tail-or-not.html
Postar um comentário
<< Home