7/28/2006

SPRITE + JEEP + VERIZON, Lost Experience

Há alguns meses atrás comentei aqui no blog a respeito da ação interativa chamada LOST EXPERIENCE, que a rede ABC dos EUA havia criado para a série LOST a fim manter o interesse do público durante o período entre a segunda e terceira temporadas. A idéia da ação, de uma forma geral, era criar uma estória paralela à estória da série, e ao longo do tempo, algumas pistas iriam sendo reveladas em sites espalhados pela web. Desde que começou, a história evoluiu muito. Muitos sites vêm acompanhando a saga e muitas ações interessantes foram criadas, desde esconder URLs no código das páginas (existe um no início da página da HANSO Foundation) até vídeos escondidos em sites secretos. Aliás, muitos sites foram produzidos para dar o ar de veracidade à ação. Eu imagino que deve estar dando um trabalho absurdo gerenciar isso tudo, mas tudo é muito bem produzido. No meio dessa salada de ações interativas, algo me chamou atenção: grandes marcas estão participando do LOST EXPERIENCE, colaborando com o enredo da estória, e mostrando um tremendo senso de bom humor e de uso criativo de seus websites (lembram de um post recente que eu comentei sobre a função dos websites corporativos?). De maneira muito resumida, o LOST EXPERIENCE conta a história de uma mulher que quer revelar a verdade sobre a empresa (HANSO), que está por trás dos experimentos que acontecem na ilha do seriado LOST. Ao longo dos últimos meses, esse personagem (que se chamava Persephone no início a ação, mas que agora se chama Rachel Blake) vem usando a internet para contar toda a verdade, e por isso está sendo perseguida por pessoas misteriosas por diversas cidades da Europa. (Saiba sobre tudo aqui). Além de usar seus blogs para se comunicar (um pessoal e outro sobre sua viagem na Europa), Rachel Blake invade outros sites para mostrar o que descobriu até aqui. Muitos sites invadidos são sites verdadeiros de grandes empresas, que deixaram as supostas "pistas" serem plantadas lá. Vamos à eles... SPRITE O recente site Sublymonal da Sprite foi um dos sites inavadidos pela suposta hacker. Para ver o vídeo, faça o seguinte: - Visite sublymonal.com - Digite "Listen" na caixa que aparece - Ao aparecer as telas, escolha a da esquerda (Talib) - Ao abrir, clique no olho direito do cantor - Coloque o username "rblake" e a senha "milkcartonman" JEEP No site da Jeep existem pelos menos dois vídeos. #1 - Visite Letyourcompassguideyou.com - Coloque o mouse próximo de 216º e, ao aparecer o mapa, clique no número 216 - Coloque o username "rblake" e a senha "honourbar" - Entre no folder "my docs" - Entre no folder "zeros_n_such" (anagrama da palavra "Crush Zones") - Você chegará em uma página de erro do site da Jeep. Clique na palavra LOST que está no título da página - Ao chegar na página do carro Jeep Compass, procure no menu a seção "features" e clique no item "interior" - Clique no menu interno em "In Back" - Procure o item "Removable Flashlight" e clique - Clique em "View Demo" na parte inferior da página #2 - Ainda na página do carro Jeep Compass, procure no menu a seção "features" e entre no item "safety/security" - Procure o item "Crush Zones" que se encontra na parte da frente do carro e clique - Clique em "Watch Demo" na parte inferior da página VERIZON Esse é o vídeo é mais fácil de encontrar. Entre no site Broadband Stories da Verizon e procure o logo da HANSO Foundation no meio dos outros depoimentos. Ao clicar nele, você assistirá ao depoimento do diretor de tecnologia da empresa. Esse vídeo não foi enviado pela hacker, mas ajuda a completar a proposta do LOST EXPERIENCE. Isso é um pouco de tudo o que vem rolando há quase 3 meses na web. Acredito que tenha ainda muito mais por aí. Independente se você acompanha a série ou não, há muito tempo a presença de marcas em uma ação interativa não era tão inovadora.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Rapha,
Seu blog foi incluído nos links de blogs da Janela Publicitária (www.janela.com.br).
Abraços,
Marcio Ehrlich

29/7/06 15:49  
Blogger probably k. disse...

Muito legal seu blog! Vi nos links do Brainstorm, só achei meio ruim de ler, mas gostei msm =)

29/7/06 17:59  

Postar um comentário

<< Home